top of page
Conheça o Dr. Eric.jpg

“Quando alguém modifica seus hábitos alimentares, não significa que essa pessoa simplesmente mudou o que come, mas sim que a sua forma de se relacionar com o mundo foi transformada”

 

Dr. Eric Slywitch

Experiência Profissional

O Dr Eric Slywitch começou seus estudos com alimentação na adolescência, quando começou a praticar a alimentação Macrobiótica sob orientação do Dr Henrique Smith, onde pôde presenciar pessoas sendo tratadas com ótimos resultados por esse método. Posteriormente passou a praticar o higienismo, onde encontrou resultados muito parecidos, com um método aparentemente oposto.

 

A busca pela medicina ocorreu no sentido de procurar explicação científica para compreender o efeito dos métodos de tratamento alimentares nas diferentes doenças.

 

Formado em medicina em 2001, começou a trabalhar com Nutrição Enteral e Parenteral e, por quase 10 anos coordenou EMTN (Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional) em 2 hospitais na cidade de São Paulo.

 

Desde 2003 ministra aulas em cursos de pós-graduação para médicos e nutricionistas.

 

Nesse mesmo período começou a fazer atendimentos ambulatoriais e, com o lançamento do seu primeiro livro (Alimentação sem carne – guia prático), começou a atender cada vez mais vegetarianos.

 

O Dr Eric Slywitch se aprofundou na avaliação metabólica (de vegetarianos e onívoros) com ênfase na leitura de exames laboratoriais e seu trabalho atual é focado nesse aspecto, tendo inclusive feito seu mestrado e doutorado nessa área.

 

É Diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da União Vegetariana Internacional (IVU) e da Sociedade Vegetariana Brasileira (de 2004 a 2016 e de 2021 até o presente momento) desenvolvendo materiais técnicos para leigos e profissionais de saúde, para que a adoção da dieta vegetariana possa ser feita de forma segura.

 

O Dr Eric tem pós graduação em Endocrinologia (ISMD), Nutrição Clínica (GANEP) e aperfeiçoamento em Teoria Psicanalítica com Foco em Conflito e Sintoma (SEDES).

 

Foi o responsável pelos dados de embasamento científico para que o Conselho Regional de Nutrição (CRN3) considerasse a alimentação vegetariana segura e enfatizasse que os nutricionistas devem orientar seus pacientes  vegetarianos sem desestimular sua opção. Também foi o responsável pela inserção do vegetarianismo como alimentação viável no Guia Alimentar do Ministério da Saúde. Participou ativamente das discussões técnicas para a adoção da Segunda Sem Carne nas escolas públicas de São Paulo.

 

Desde 2003, participa de Congressos, como palestrante, levando conhecimentos sobre a alimentação vegetariana para profissionais de saúde.

 

Possui o curso de Avaliação Metabólica e Nutricional com Ênfase em Interpretação de Exames Laboratoriais, direcionado para médicos e nutricionistas, com duração de 1 ano.

Formação Profissional

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (CRM/SP 105.231);

 

Doutor em Nutrição (UNIFESP – EPM) com o tema Avaliação do Estado Nutricional de Ferro associado à Inflamação e Resistência à Insulina em Indivíduos Vegetarianos e Onívoros;

 

Mestre em Nutrição (UNIFESP – EPM) com o tema Avaliação Metabólica e Nutricional de indivíduos Vegetarianos e Onívoros;

 

Especialista em Nutrologia (ABRAN);

 

Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN);

 

Pós Graduado em Endocrinologia (ISMD);

 

Pós Graduado em Nutrição Clínica (GANEP);

 

Pós Graduado em Prática Ortomolecular (FAPES);

 

Tem curso de aperfeiçoamento em Teoria Psicanalítica com Foco em Conflito e Sintoma (SEDES);

 

Docente do Curso de Pós Graduação do GANEP, ministrando os seguintes temas: “Avaliação de Exames Laboratoriais”, “Alimentação Vegetariana” e “Obesidade”;

Docente do Curso de Pós Graduação Materno-infantil da FAPES como tema “Gestante vegetariana e interpretação de exames laboratoriais”.

 

Autor do Guia de Nutrição Vegana para Adultos da União Vegetariana Internacional, um material gratuito, com mais de 500 páginas, 100 vídeos aula (disponível como QRCode dentro do Guia) e cardápios calculados do mundo todo.

 

Autor dos Livros (publicados pela Editora Alaúde): “Alimentação sem carne – guia prático”, ” Virei Vegetariano. E agora?”, “Emagreça sem dúvida”;

 

Diretor e docente do Curso de Avaliação Metabólica e Nutricional com Ênfase em Interpretação de Exames Laboratoriais;

 

Diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da União Vegetariana Internacional (IVU);

Foi Diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (de 2004 a 2016 e de 2021 até 2022).

Guia de Nutrição Vegana da União Vegetariana Internacional (IVU)

Guia de Nutrição Vegana para Adultos | Dr. Eric Slywitch | Alimentação sem Carne

Esse é o Guia de Nutrição Vegana mais completo do mundo. É um material com mais de 700 referências científicas, 100 vídeos-aula (disponíveis em QRCode) e cardápios calculados do mundo todo.

Livros Publicados

Livro Emagreça sem Dúvida  | Dr. Eric Slywitch | Alimentação sem Carne

Emagreça sem dúvida

Esse livro é um manual sobre o funcionamento do corpo humano, abordando a interação dos alimentos sobre o corpo físico e mental. Em linguagem didática, traz ensinamentos sobre os alimentos, processo digestivo, efeitos hormonais, além de uma sugestão de plano alimentar de 30 dias (com lista de compras) e 72 receitas.

Livro Alimentação sem Carne | Dr. Eric Slywitch | Alimentação sem Carne

Alimentação Sem Carne - Guia Prático

Esse livro traz respostas para todas as dúvidas que você pode ter sobre os principais nutrientes na alimentação vegetariana. Além das informações sobre a ação dos nutrientes (ferro, cálcio, zinco, vitamina B12, ômega-3, vitamina D, proteínas e aminoácidos), apresenta tabelas com o conteúdo nutricional de cada alimento.

 

Sua escrita foi feita com a utilização de mais de 150 artigos científicos indexados, mas se apresenta em linguagem acessível ao leitor leigo.

Livro Virei Vegetariano, e agora? | Dr. Eric Slywitch | Alimentação sem Carne

Virei Vegetariano.
E agora?

Em linguagem simples e divertida, este livro explica tudo o que acontece na vida de um vegetariano, seja no contexto social, seja no contexto da saúde física e emocional.

 

Sua leitura é bastante fluida e vai te mostrar como adotar uma alimentação vegetariana com tranquilidade e segurança.

Atendimento pelo Dr. Eric Slywitch

Desde a pandemia os atendimentos são exclusivamente online.

Whatsapp para agendamento: 11 96431-6996 (Jéssica)

Reinvente sua Saúde | Dr. Eric Slywitch | Alimentação sem Carne
bottom of page